Entendendo Problemas de Coluna



A maneira em que a anatomia da coluna e da localização dos problemas de coluna são tipicamente descritos causam confusão para os pacientes, e mesmo para os profissionais de saúde que lidam com problemas nas costas em uma base regular. Pacientes com problemas nas costas são muitas vezes confusos sobre o que beliscando e onde e como o problema de coluna sintomas se relaciona com você.

Perguntas muito comuns são:

    - O problema está no meu nível L5 ou meu nível de L4-5?
    - O que S1 quer dizer?
    - O que é um" nível de transição?
    - Como a minha sexta vértebra se relacionam com o meu problema nas costas?
    - Como minhas costas está causando dor pela minha perna?
    - O meu problema nas costas me deixou paralisado?

Mesmo quando os especialistas de problemas de coluna gastam muito tempo explicando o problema, ainda é muito difícil de entender.

Este é um problema comum, e isso é culpa de ninguém. Simplificando, problemas nas costas são difíceis de descreverem e difícil de compreenderem. O objetivo deste artigo é explicar em detalhes como a anatomia da coluna é comumente descrita e fontes típicas de confusão. Importante, este artigo discute o que a terminologia utilizada para a anatomia da coluna diz a respeito a diagnósticos comuns e as fontes de problemas nas costas para os pacientes.

Problemas nas costas geralmente não envolvem a medula espinhal

Primeiro, é importante explicar que a medula espinhal não costuma causar problemas para trás. Condições que envolvem danos à medula espinhal (que pode causar paralisia) geralmente envolvem trauma ou doenças da coluna como problemas de coluna cervical ou da coluna torácica, e isso é diferente da maioria dos problemas que causam dor nas costas.

A medula espinhal se origina na base do cérebro e desce através do canal cervical e torácico e termina pouco antes do início de segmentos lombares. Isto significa que não há medula espinhal na região lombar. Apesar de alguns problemas no pescoço (como a estenose cervical) podem prejudicar a medula espinhal e produzem sintomas como dificuldade de coordenação, é muito mais comum para os problemas de coluna afetarem as raízes nervosas, em vez de a medula espinhal.

Nervos saem raízes através de buracos nos osso da espinha em cada nível. É comum que os problemas de coluna afetem as raízes nervosas que saem de problemas na coluna vertebral e causam dor e outros sintomas que se irradiam para as extremidades (chamado de radiculopatia). Na parte inferior das costas, o caminho de saída das raízes nervosas se ramificam a partir da coluna lombar e na região sacral parece um rabo de cavalo (da cauda eqüina). Eles saem de cada lado entre os ossos da coluna vertebral, e viajam através dos lombos, nas costas de cada nádega, para baixo em extremidades inferiores. 

A maneira que os problemas de coluna são descritos são muitas vezes fonte de confusão. Este artigo fornece informações detalhadas sobre as duas questões que são muitas vezes difíceis de entender:

    - Invasão da Raiz Nervosa, um monte de confusão ocorre quando uma hérnia de disco ou problema nas costas de outros comprime uma raiz nervosa e o problema é descrito tanto pelo nível intervertebral (onde o disco está) e para a raiz do nervo afetado. Dependendo de onde a hérnia de disco ou protrusão ocorre, ele pode invadir a competência tanto da raiz nervosa da saída ou a raiz do nervo que atravessa.
    - As anomalias espinhais - Aproximadamente um em cada dez adultos têm uma anormalidade estrutural na coluna inferior que existe desde o nascimento. Uma anomalia típica é ter uma vértebra lombar extra. Ter uma sexta vértebra lombar raramente causa problemas nas costas, mas pode criar alguma confusão com a forma como a anatomia da coluna é descrita.

Antes de fornecer uma explicação detalhada sobre estes dois aspectos anatômicos de problemas de coluna, é útil a primeira revisão da coluna terminologica usada para descrever a anatomia normal da coluna vertebral.